segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Necessários


No auge da minha segunda-feira, ele mais uma vez revela algo sobre mim que eu sempre soube no meu intimo, mas dito assim, alto, pela voz dele, soa como um estigma inevitável:
- Você é o pior tipo de cega que existe. Aquela que fecha os olhos para o óbvio.
Olho envergonhada para ele e só consigo dizer entre resmungos que “Eu sei”, mesmo que o coração e alguns bons samaritanos preocupados com esse mesmo, tentem me alertar, ignoro. Fecho os olhos, ouvidos, fecho a porta e janelas de mim.
Com a sabedoria de quem me conhece há anos melhor do que a mim mesma, ele me olha triste pela janela do carro: "Teimosa feito mula, como pode?"
Não pode. Mas nasci com um dispositivo pré-programado, uma caixinha de pandora. Ansiosa, impulsiva, teimosa, carente, cansada, petulante, irônica e uma infinidade de maus adjetivos, que não cabem na escrita.
Mesmo assim, ele me olha com fé. Fé de que um dia eu pare de me doar tanto e de me doer. Fé de que um dia eu pare de ligar de madrugada para chorar as mágoas de quem insiste em querer demais o bem daqueles que vivem orbitando em seus próprios umbigos.
Ele tem fé mim, e não cansa de falar sobre uma grandeza que para mim só ele enxerga. E na grande maioria das vezes, é tudo que eu preciso para recuperar a minha fé no mundo.
Ainda existe mesmo gente assim?
Altruísta, dedicada, preocupada, doce?
Quando eu perco todos os caminhos de volta para casa, ele acende a luz de fora. E quando eu saio sem saber o que me espera, ele me pede, esperançoso, que eu realmente vá atendê-lo, para tomar cuidado.
Já perdi as contas das vezes que o decepcionei por ser alheia aos detalhes realmente importantes da sua vida, e quantas foram as vezes que liguei arrependida com as minhas melhores e mais sinceras desculpas. Dessas que só surgem quando achamos que estamos a ponto de perder algo realmente importante e insubstituível.
Ele nunca tentou me consertar. De um modo único e reconfortante ele aprecia todas essas maluquices tão próprias de seres como eu. Essa deve ser uma das inúmeras razões que faz dele uma pessoa necessária. Nesses tempos estranhamente modernos, onde ninguém se importa com ninguém e faz de todo mundo pessoas meramente substituíveis, existe alguém que se faz extremamente necessário no mundo.
Alguém que me faz querer ser assim: necessária.
Anos de devoção a minha pessoa, sem nunca reclamar ou pedir algo em troca; além de desejar que eu fosse feliz, que eu não me machucasse muito pelo caminho, que eu aprendesse a ser forte sem ser dura demais comigo mesma e com as pessoas.
Às vezes o telefone toca só para saber se eu dormi bem, se tenho me alimentado direito, essas coisas pequenas que só importam mesmo para aqueles que nos amam.
Existem pessoas que nos fazem querer ser menos. Menos carinhosa, menos atenta, menos preocupada, e tantos outros menos que juntos esfriam o coração e afastam a fé.
Mas como todas as travessuras e gostosuras do destino, há espalhadas pelo mundo outros tipos de pessoas. Pessoas que te fazem querer ser melhor. Pessoas que te fazem sentir-se doce e cheia de fé. Pessoas que te fazem querer mudar certas atitudes irritantes, que você nem se dava conta que tinha, tudo isso simplesmente porque há pessoas que merecem o nosso melhor, merecem nossa parte boa, decente, e sem rabiscos.
E é graças a esse tipo de gente que eu não desisto. Não me tranco. Não me vingo.
Por todos os tipos egoístas que encontramos, e situações desagradáveis que nos colocamos, por tudo que há de mal no mundo, para nós que insistimos em permanecer do lado branco da força, merecemos o máximo do bom, sem culpas.
E depois de mais duas horas ouvindo todos os pedidos de "cuide-se” e “não deixe sua luz apagar-se", eu mais uma vez prometo a ele, e a mim mesma, que vou cuidar-me melhor. Que vou aprender e mudar de rumo. Mais uma das inúmeras promessas que nos fazemos e merece ser cumprida.
E se não for pelo meu amor-próprio, que seja pelo amor que um ser iluminado decidiu me dedicar.

2 comentários:

Fernanda Porto disse...

Mais um texto lindo, que concorre ao posto de "O desassossego preferido"... adorei!
Tava com saudades viu!?!

"E se não for pelo meu amor-próprio, que seja pelo amor que um ser iluminado decidiu me dedicar."

Déborah Simões disse...

Flor..... Que lindo!!!
Adoro seu blog, adoro seus textos..
Fazia um tempo que não vinha por aqui!!
Bjok.